Ao contrário do que acontece em muitos outros países onde as pessoas maltratam os animais e os abandonam, no Nepal eles dão o verdadeiro exemplo do amor que devemos ter por eles ao homenagea-los num festival anual chamado Tihar, ou como é mais conhecido, Diwali.

Com uma duração de cinco dias, cada dia celebra um animal diferente, sendo que o segundo dia, Kukur Tihar, é dedicado aos cachorros e à sua lealdade, onde estes são vestidos com Tihar Tika e guirlandas de calêndula e presenteados com um fantástico jantar.

inspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorrosinspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorros

O povo hindu acredita que os cachorros desempenham um papel fundamental na hora da morte, sendo estes mensageiros de Yamaraj, o deus da morte.

Em Kukur Tihar, os policias nepaleses “vestem” os seus cachorros a rigor e pintam-lhes as testas em cinábrio vermelho como uma forma de agradecimento pelas suas contribuições na previdência social.

inspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorros

Um verdadeiro exemplo de como todos os animais deviam ser tratados pelo Mundo inteiro! ?

inspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorrosinspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorrosinspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorrosinspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorrosinspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorros

Um dos outros animais celebrados é a vaca, no terceiro dia, sendo que no primeiro o povo homenageia os corvos, como mensageiros dos deuses.

inspiringlife.pt - Tihar - um festival hindu que homenageia os cachorros