Apesar do avanço da mentalidade da sociedade actual, a nossa juventude está cada vez mais irresponsável ao alinhar nos jogos mais estapafúrdios que vão surgindo nas redes sociais.
Um dos últimos e mais polémicos jogos foi o da Baleia Azul que incentivava os jovens a auto-infligirem-se, chegando mesmo a estar ligado ao aumento de suicídios de adolescentes.
“(…) os jovens são desafiados a desaparecerem durante três dias para se tornarem virais (…)”
Contudo, recentemente, surgiu um novo desafio que está a preocupar não só os pais como as autoridades, pois neste os jovens são desafiados a desaparecerem durante três dias para se tornarem virais, mediante algumas regras.
Para ganharem o jogo, estes precisam de desaparecer de casa por dois dias, limitando ou até cortando por completo o contato com a família. A ideia será após o período de 48 horas, retornarem subitamente, surpreendendo os pais e familiares que acreditam que eles tenham sido raptados — e que, em muitos casos, acionaram a polícia para investigar o seu paradeiro.
Além disso, foi acrescentada uma nova “regra” ao jogo que dita que o adolescente desaparecido ganha mais pontos a cada menção do seu nome nas redes sociais. Ou seja, quanto mais publicações dos seus pais ou familiares e amigos sobre o seu desaparecimento, melhor será a sua pontuação no desafio.
“(…) já que começa a ser difícil distinguir um desaparecimento simulado de um verdadeiro.”
Este fenómeno que surgiu este ano nos Estados Unidos da América e no Reino Unido já fez com que muitas famílias contactassem as autoridades, dificultando o seu trabalho, já que começa a ser difícil distinguir um desaparecimento simulado de um verdadeiro.
Neste momento o jogo acabou por se alastrar a outros países, como a Irlanda do Norte, havendo já denúncias deste tipo de casos.
Incrível como este tipo de coisas viraliza, não achas? ?