Monty é um gatinho que tem conquistado corações por todo o mundo com a sua história.
Depois de viver três anos num abrigo à espera que uma família o adotasse, Monty encontrou um casal, Mikala Klein e Michael Bjorn, que se apaixonou por ele assim que o viu. Contudo algo de estranho se passava.
Monty não conseguia controlar o seu esfíncter enquanto dormia e urinava com demasiada frequência. Por isso, o casal decidiu levá-lo a um veterinário para tentarem saber o que se passava.
Depois de analisar o pequeno, o veterinário disse que isso era normal em animais com uma certa idade. Mikala e Michael acharam estranho, pois o pequeno ainda era novo, por isso acharam que talvez se tratasse de uma forma de este marcar o seu território em casa, já que o casal tinha outros animais. Desta forma, decidiram colocá-lo numa outra casa que tinham e que não tinha animais.
Ao fim de pouco tempo, as saudades eram tantas que decidiram ir buscá-lo, e foi então que, após algumas pesquisas, descobriram que na realidade o pequeno felino sofria de uma condição genética parecida com a Síndrome de Down dos humanos. Daí o seu aspecto físico diferente e os comportamentos estranhos.
Ainda assim, o pequeno é super alegre e muito brincalhão, mostrando-se feliz com a sua nova família.
Desde então, Mikala e Michael criaram uma página do Facebook para Monty onde partilham a sua história e dia-a-dia e que conta já com mais de 400 mil seguidores.