Muitos são os casos de plágio entre marcas de moda, mas alguns conseguem ser mais descarados do que outros, como o caso da Dior, que decidiu “inspirar-se” na cultura romena para a colecção do ano passado. Contudo, ao olharmos com atenção para as vestes tradicionais de uma pequena região romena chamada Bihor, as parecenças são demasiado evidentes.
Um casaco que a Dior vende por 30.000 euros é praticamente idêntico ao tradicional casaco Bihor, apesar da empresa nunca ter creditado a fonte que pode ter alimentado a sua inspiração.
Como podes ver, os casacos são praticamente iguais:
Foi então que a revista de moda romena, Beau Monde, teve uma excelente ideia!
Com a ajuda de artesãos e designers nativos de Bihor, lançaram uma campanha, criando uma nova linha de moda que ajuda a preservar as suas tradições.
Com o nome de Bihor Couture, este projeto permite que os entusiastas da moda comprem roupas autênticas tradicionais da Bihor por um preço muito mais acessível, tendo em conta que pagam diretamente os artesãos locais que fizeram as roupas.
Mais do que justo, não achas?
Por: Bored Panda