Julián Ríos Cantú é um jovem que com apenas 13 anos teve de lidar com um dos piores momentos da sua vida: a sua mãe foi diagnosticada com cancro da mama e acabou por perder os dois seios por não ter sido diagnosticada mais cedo.
Felizmente, a sua mãe acabou por vencer a esta dura batalha, apesar de todo o seu sofrimento. Como uma forma de agradecer a segunda oportunidade que a vida deu à sua mãe, Julián decidiu estudar tudo sobre o cancro da mama, inclusive métodos de diagnóstico e as chances de sobrevivência e, aos 17 anos, criou a sua própria empresa ao qual deu o nome de “Higia Technologies” com a intenção de arranjar uma forma de as mulheres puderem ser diagnosticadas precocemente, evitando assim que percam os seus seios ou até mesmo, a sua vida.
Uma das suas mais recentes criações é um sutiã que, com mais de 200 sensores embutidos, é capaz de monitorar e analisar uma enorme quantidade de dados para identificar mudanças nos seios das mulheres, ajudando assim a um diagnostico precoce de um eventual cancro de mama.
O sutiã ainda se encontra em fase de testes, mas muito possivelmente ficará disponível para venda brevemente.
Neste vídeo Julián explica como é que funciona: