Amigos são para toda a vida e para todos os tipos de momentos. Se há uma atividade que pode ser realizada com um deles, também pode ser realizada com vários outros. Por este motivo, muitos têm diferentes tipos de grupos de amigos, para cada ocasião, sendo importante nunca deixar de lado um dos membros desta simpática equipa.
Isso estava muito presente num grupo de jovens da região de Edmonton, em Calgary, Alberta, no Canadá. Desde que eles levaram o amigo numa cadeira de rodas pelo Canyon da Gruta até a cascata.
“Eu diria que somos um grupo muito unido (…) Nós nos conhecemos há muito tempo e fizemos coisas bem malucas. Nossa amizade é muito impressionante e definitivamente mostra quando um de nós está faltando.”
– disse Alvin Wolf, um dos amigos que carregou a cadeira de rodas.
Um desafio complexo e exaustivo, que realizaram alegremente para não separar o grupo e deixar para trás um dos seus queridos membros.
Aaron Friesen é o jovem que pode dizer que tem sorte de ter amigos tão bons. Um canadense de 21 anos que, devido a paralisia cerebral bilateral espástica, devido à falta de oxigénio no nascimento, ficou confinado a uma cadeira de rodas por toda a vida. “Essa condição afeta todo o meu corpo, mas principalmente minhas pernas”, disse Aaron. Uma realidade que não o impediu de ser tratado como igual por seus companheiros de toda a vida.
Eu estive em uma cadeira de rodas minha vida inteira. Algumas pessoas gostam de sentir pena de mim ou sentir que deveriam. No entanto, minha família e amigos sabem que não é isso que eu quero. O que eu quero é ser tratada como se eu pertencesse e fazer um ótimo trabalho com isso. “
– Aaron Friesen também declarou.
Domingo, 2 de agosto, foi a data escolhida por este grupo de quatro amigos, formado por Friesen, Willy Peters, Cornie Klassen, Benny Thiesen e Avlin Wolf, para realizar a caminhada de quatro quilômetros até a cachoeira localizada no Canyon Grotto. Uma rota que incluiu uma rota de retorno através da qual eles tiveram que superar terrenos acidentados e íngremes.
“No início os meninos se revezavam com força bruta e tentavam empurrar minha cadeira em direção à montanha (…) Rapidamente ficou claro que isso não ia funcionar, principalmente agora que minha cadeira de rodas mancava com três pneus. A gente ia ter que fazer diferente (…) eu admito, ficava um pouco nervosa (…) sempre fico quando fazemos essas caminhadas. No entanto, é muito divertido. As risadas, a adrenalina e a sensação de dever cumprido que você tem depois de completar uma tarefa como essa é incrível (…) quer dizer, eu sinto que não tem muitas cadeiras de rodas para aquela cachoeira!”
– Aaron Friesen disse.
Esse grupo se reuniu em diferentes eventos da igreja local e também em viagens de campo em Edmonton, vários anos depois de se verem pela primeira vez. A caminhada foi uma decisão espontânea, que emocionou os espectadores. “Cada pessoa que passou parecia ter um olhar de espanto, inspiração e provavelmente um pouco de surpresa ao ver uma cadeira de rodas em uma trilha como esta”, disse Aaron.
Durante a viagem, muitas pessoas fizeram comentários positivos, além de dizerem a este jovem em uma cadeira de rodas que tinha amigos maravilhosos, aos quais ele respondeu afirmando que eles não estavam errados. “Meus amigos são incríveis! Agradeço muito a Deus por me fornecer um grupo de apoio tão excelente que me ajudou a ganhar a confiança, a coragem e a força necessárias para viver uma vida plena”, concluiu feliz. E com razão, porque amizades como essa tornam tudo mais fácil e alegre.