Mau humor, afrontamentos, pele seca, perda de tonificação muscular, insônia, dores de cabeça e articulações, vazamento de urina, perda de interesse sexual… são sintomas da menopausa.
A menopausa é o período da vida da mulher em que seus períodos menstruais cessam e, portanto, a sua capacidade reprodutiva termina. Normalmente ocorre entre as idades de 45 e 55.
“A menopausa é concluída quando você não tem um período de um ano, chamado pós-menopausa.”
Os períodos começam a mudar e podem ocorrer com mais ou menos frequência até finalmente cessarem. Às vezes, isso acontece de repente, mas quase sempre os períodos cessam gradualmente.
Durante a menopausa, os ovários da mulher param de produzir óvulos, portanto o corpo produz menos hormonas estrogénio e progesterona, o que causa sintomas da menopausa.
Os sintomas variam de uma mulher para outra, portanto, para alguns, eles são mais irritantes; Eles podem durar cinco ou mais anos. A menopausa é concluída quando você não tem um período de um ano, chamado pós-menopausa.
Apesar de ser uma mudança corporal normal e natural, também possui um fardo cultural. O Dr. Jorge Reskaa, médico naturopata especializado em nutrição celular, explica que as mulheres asiáticas lidam menos com alterações hormonais porque não recebem tanta importância para a cultura, por isso têm uma atitude mais relaxada em relação à menopausa.
No Ocidente, as mulheres pensam que, em algum momento, terão que passar pela “terrível menopausa” que predispõe a sofrer mais com os sintomas. Assim, uma atitude positiva e descontraída torna-se essencial. Além disso, as mulheres asiáticas seguem uma dieta rica em fito-hormonas (hormonas de origem vegetal capazes de regular fenómenos fisiológicos) presentes em alimentos como tofu e soja, o que os ajuda muito.
O Dr. Reskala, também especialista em homeopatia e medicina Greco/Árabe, comenta que existem várias recomendações na dieta que podem ajudar as mulheres a lidar com os sintomas da menopausa, algumas dessas recomendações são:
Segundo o Dr. Reskala, criador do sistema Biaani, o uso de hormonas sintéticos não é recomendado, pois afeta todo o sistema fisiológico, apenas recomendado em casos muito extremos e sob supervisão médica.
“Mas não se trata de fazer nenhum exercício.”
Chi Kung e Taichi (sistemas ou técnicas de movimentos corporais, posturas e respiração de medicamentos orientais) têm sequências especiais para a menopausa.
O mesmo acontece com o Tensegrity, uma técnica de saúde baseada em movimentos e tensões do corpo, desenvolvida pelo professor Carlos Castaneda, com base na tradição pré-hispânica do México.
Caminhar é uma opção simples e altamente eficaz. A natação é outra boa opção. Estes são exercícios que não têm impacto nas articulações.
Mas, sem dúvida, o mais importante é uma atitude positiva e a convicção de que qualquer estágio da vida pode ser e merece ser vivido com alegria e satisfação.
Nota: As informações dadas neste site não dispensam o aconselhamento junto do seu médico.
Em primeiro lugar saiba que a Divulga Mais Brasil , empresa referência em publicidade, propaganda…
Parabéns, és uma nova mãe! Quer estejas grávida ou tenhas acabado de dar à luz,…
É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano.…
O mundo está cheio das pessoas mais incríveis que possas imaginar, capazes de nos surpreender…
O canabidiol, conhecido como CBD, conquistou um lugar importante no mercado de bem-estar e saúde…
Na era das relações digitais e do sugar dating, muitas mulheres jovens consideram a ideia…