J.K. Rowling era uma das pessoas mais ricas do mundo em 2011, mas desde então sua fortuna diminuiu a tal ponto que ela não é uma bilionária. A Forbes anunciou a sua lista anual dos bilionários do mundo, mas o nome da autora do Harry Potter estava visivelmente ausente.
Ela foi uma das 129 pessoas a serem removidas da lista naquele ano, mas o motivo para sair é um pouco diferente do normal.
Deve-se às suas doações consideráveis à caridade, bem como aos altos impostos britânicos que ela é tem de pagar.
A Forbes, que produz uma lista anual de bilionários há mais de 20 anos, disse que a fortuna em declínio de Rowling estava principalmente ligada a suas doações de caridade, o que reduziu drasticamente o seu saldo bancário. A revista disse: “Novas informações sobre Rowlings: estimaram que cerca de 160 milhões de dólares foram para doações de caridade, combinadas com as altas taxas de impostos da Grã-Bretanha, tirando a escritora de Harry Potter da nossa lista este ano.”
Muitas pessoas ficariam tristes por perder o seu status de bilionário, mas J.K. não se arrependeu das suas decisões – na verdade, ela está muito orgulhosa das suas escolhas. Ela disse:
“Você tem uma responsabilidade moral quando recebe muito mais do que precisa, para fazer coisas sábias. Doar de maneira inteligente é uma delas.”
As suas palavras são inspiradoras, e muitas pessoas têm um novo respeito pela escritora extremamente talentosa. Ela é uma das poucas celebridades que realmente pode se relacionar com pessoas que estão a enfrentar dificuldades financeiras, pois ela já esteve numa posição semelhante.
Antes dos livros de Harry Potter serem publicados, a autor estava em dificuldades e lutava para sobreviver. Durante esse período, ela também passou por desgostos e divórcios, mas continuou a esforçar-se para alcançar os seus sonhos. A certa altura, ela estava a escrever o Harry Potter em guardanapos de cafés. No final, a sua determinação valeu a pena e ela rapidamente passou de mãe solteira desempregada para ser a primeira autora bilionária de todos os tempos.
Isso pode ter influenciado a sua decisão de dar uma quantidade impressionante de dinheiro para várias instituições de caridade.
A Forbes estima que a escritora de Harry Potter tenha doado 160 milhões de dólares para caridade, até agora. Os seus principais beneficiários são instituições de caridade que ajudam famílias monoparentais; eles oferecem serviços gratuitos de assistência à infância e ajudam as famílias monoparentais a encontrar emprego ou ingressar na educação.
Ela também doa a outras instituições de caridade ligadas ao bem-estar infantil, analfabetismo, pobreza e esclerose múltipla. Ela também escreveu três livros para caridade; “Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los”, “Os Contos de Beedle the Bard” e “Quadribol Através das Eras”. Esses livros arrecadaram quase 30 milhões de dólares para várias instituições de caridade, o que é bastante impressionante.
Por causa de seu trabalho de caridade, J.K. Rowling agora é uma milionária em vez de uma bilionária.
Ela pode não estar na lista da Forbes, mas a sua generosidade mudou a vida de milhares de pessoas, o que muitas pessoas concordariam que é muito mais importante. Ela é verdadeiramente uma inspiração; se todos fossem tão generosos quanto ela, o mundo seria um lugar muito melhor.
Obrigado, J.K. Rowling!