É preciso mais do que uma dieta baseada em plantas para se qualificar como vegano. Ser vegano afeta todos os aspetos da sua vida, o que pode fazer o ajustamento parecer um desafio para aqueles que estão apenas a começar a sua viagem vegana. Contudo, poderá ficar chocado ao saber que ser vegano é mais fácil do que pensava.
Compilámos uma lista de todas as coisas que deve considerar antes de iniciar uma dieta vegan para o guiar na sua viagem.
Não terá de abdicar de refeições fora
Até há poucos anos, não havia muitas opções veganas disponíveis. Hoje, a maioria dos restaurantes ou incluem um menu vegano separado, ou uma variedade de opções para clientes que querem excluir produtos animais das suas dietas.
Como já deve ter reparado, também existem mais restaurantes veganos do que nunca, por isso, se decidir tornar-se vegano, pode ter a certeza de que terá muitas opções. Ir a um restaurante vegano proporcionar-lhe-á mais opções do que ir a um restaurante normal, e ser-lhe-ão servidos pratos saudáveis que vão ao encontro da sua dieta.
Se procura um restaurante vegano em Lisboa, o Organi Chiado oferece uma variedade de pratos recheados de ingredientes da época, proporcionando-lhe momentos à mesa nutritivos e saborosos.
Poderá precisar de suplementos vitamínicos
Os défices nutricionais devem ser evitados tanto pelos veganos como pelos consumidores de carne. Uma dieta bem planeada pode ajudar os veganos a evitar vários dos erros mais comuns.
Isto significa comer muitas frutas, vegetais, grãos inteiros, leguminosas, e nozes ou sementes todos os dias, além de uma pequena quantidade de cada um. No entanto, mesmo tendo tudo isto em conta, alguns veganos podem ainda não obter o suficiente de alguns nutrientes essenciais, particularmente B12, vitamina D, cálcio, iodo, proteínas e zinco. Deste modo, incluir suplementos vitamínicos por vezes é necessário.
Irá perder mais tempo nas compras
Pode certamente prolongar o seu tempo de compras enquanto ainda aprende sobre que produtos pode consumir. Uma pessoa que inicie uma dieta vegana pode precisar de passar um pouco mais de tempo a examinar produtos e rótulos do que alguém que costumava fazer as suas compras semanais no supermercado rapidamente.
Deve fazer uma pesquisa e aprender a ler rótulos e vai ver que passado algum tempo já não irá ser tão complicado tomar decisões de compra no supermercado.
Iniciar uma dieta vegana impacta outras escolhas
Embora evitar produtos animais como carne, lacticínios, ovos e mel seja o componente fundamental do veganismo, existem também outros aspetos. Deve também pensar nos materiais utilizados para fazer o seu vestuário, bem como nos ingredientes dos seus cosméticos e artigos de higiene pessoal.
Deve procurar um rótulo que declare que os cosméticos e produtos de cuidado da pele não fazem testes em animais, bem como uma certificação vegana. Afinal de contas, ser vegano acaba por se tornar um estilo de vida.
É importante consumir alimentos com ferro
O baixo consumo de ferro pode ser um problema para as pessoas que não comem uma dieta diversificada, especialmente para senhoras com mais de 85 anos e homens com mais de 65 anos.
Os glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio por todo o corpo, devem ter ferro para poderem ser produzidos. Além disso, é necessário para um metabolismo saudável da tiroide, funcionamento do sistema imunitário, apoio do sistema imunitário, e desempenho físico. Todos os dias, as pessoas mais velhas necessitam de 8,7mg de ferro.
Quando estiver a planear a sua alimentação, procure alimentos que sejam ricos em ferro para se assegurar de que inclui na sua dieta equilibrada este mineral tão importante ao bom funcionamento do seu corpo.
Faça uma transição de dieta informada
A mudança para uma dieta vegana pode oferecer inúmeros benefícios para a saúde em qualquer idade, se feita corretamente. Antes de fazer a mudança, falar com um dietista treinado pode ajudá-lo a criar a melhor dieta baseada em plantas para as suas necessidades individuais.
Ao consultar um especialista poderá tomar fazer uma transição para uma dieta vegana de forma mais informada, assegurando-se de que tem toda a informação necessária para se guiar nesta jornada.
Se quiser mudar para uma dieta vegana, pode começar por incluir mais refeições baseadas em plantas à sua dieta gradualmente. Uma vez por semana pode ser uma boa opção para começar, e pode aumentar gradualmente esse número até que a sua dieta seja totalmente vegana.
Transitar para uma dieta vegana não tem de ser da noite para o dia. Além disso, terá tempo para experimentar coisas novas e descobrir refeições ou alimentos de que gosta. O segredo é encontrar uma forma de tornar o seu novo estilo de vida agradável e divertido.