Às vezes, os pescadores encontram peixes que não são exatamente o que procuravam. Quando esses marinheiros esforçados percorrem os mares em busca de animais marinhos que mais tarde servem de alimento para a noite ou se exibem em competições, em geral, as espécies caçadas tendem a ser seres vivos bem conhecidos como a pippin, a pescada, entre outras. No entanto, pode acontecer que apareça inesperadamente um peixe sobre o qual muito pouco se sabe.
Como é o caso do encontro entre o pescador Garry Goodyear, da cidade de Templeman, no Canadá, e um peixe quimera de nariz comprido. Uma coisa viva estranha que conseguiu pegar um morto enquanto pescava pregado nos Grand Banks na semana passada. Ele encontrou este estranho animal oceânico depois que ele foi preso em suas redes de 800 metros de profundidade. A descoberta surpreendeu toda a tripulação, que passou a falar em “peixes fantasmas”.
“Estamos nos afastando e, aos poucos, fui percebendo o que estava acontecendo. Eu disse, ‘Oh meu Deus! O que diabos foi isso? ‘(…) Nunca tinha visto nada assim antes! (…) Eu achava que era um ornitorrinco, porque tinha aquele focinho grande (…) Parecia que tinha asas, e o nariz era quase borracha. Acho que era como cartilagem (…) trouxe para o peixe, para o píer onde pousamos, e ninguém sabia, não tinham visto antes (…) descobri que era uma quimera de nariz comprido (…) Não sabíamos que tinha um espinho com veneno. Era apenas mais um peixe para nós … e estávamos lidando com ele com nossas próprias mãos!”
– Gary Goodyear disse ao CBC.
O espécime capturado tinha quase um metro de comprimento e ninguém conseguiu identificá-lo. Ele teve que recorrer às redes sociais para pedir ajuda e alguém para lhe dizer de que espécie era. Gary encontrou vários peixes estranhos em todos os seus anos na água, mas este é certamente o mais raro. Peixe que é parente de tubarões e raias.
“Na verdade, são peixes cartilaginosos. Então tudo é feito de cartilagem, como a ponte do nariz (…) Não tem esqueleto de osso, como nós (…) Raramente é visto por Newfoundland e Labradorians (…) Devido aos seus habitats de alto mar … em Não sabemos muito sobre sua biologia, sua história de vida e seu comportamento (…) Tem um focinho comprido e pontudo. Seus olhos verdes são de néon brilhante, o que lhes dá aquele efeito surreal ou monstro (…) Eles esmagam caranguejos e camarões, e qualquer outra presa de casca dura que eles possam pegar com suas mandíbulas no fundo do oceano.”
– disse Carolyn Miri, bióloga marinha do Departamento de Pesca e Oceanos de Newfoundland and Labrador.
O peixe quimera de nariz comprido é uma espécie antiga, habitando profundidades entre 200 e 1.000 metros, podendo até ser encontrado 3.000 metros abaixo da superfície da água. Este animal marinho é capaz de atingir um metro e meio de comprimento e possui placas dentais em suas mandíbulas para caçar. Enquanto o espécime encontrado por Gary, possivelmente morreu ao retirá-lo da água, devido à mudança de pressão deste, o que acontece com muitos outros animais do fundo do mar. O que foi de alguma forma um fato de sorte para este pescador, porque se ele estivesse vivo e se movendo, poderia tê-lo ferido gravemente com sua coluna longa e afiada.