Os bombeiros Geoffrey Keaton e Andrew O’Dwyer, ambos da Brigada Horsley Park, morreram quando o camião em que colidiram com uma árvore e deixaram a estrada no dia 19 de Dezembro, no sudoeste de Sydney. Ambos ajudaram nos incêndios florestais que afetam a Austrália, segundo a BBC.
O filho pequeno de Keaton, Harvey, 19 meses, recebeu uma medalha póstuma de bravura em homenagem ao nobre trabalho do seu pai, durante o seu funeral. O comissário da RFS, Shane Fitzsimmons, entregou o prémio.
Foi a mesma instituição que partilhou uma imagem em movimento que mostra o garoto a receber a medalha – que foi dada pela sua bravura e serviço – com o uniforme da instituição.
Eles também postaram uma foto do filho a olhar para o caixão e um copo que dizia: “Pai, eu amo-te até daqui até à lua!”
A cerimónia foi organizada pelo Corpo de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul. Além do menor, a sua noiva, Jess Hayes, Shane Fitzsimmons e o primeiro-ministro também estiveram presentes.
Dezenas de bombeiros formaram uma guarda de honra para cumprimentar o caixão de Keaton. O’Dwyer, também pai de um filho, será enterrado na próxima semana.
Após a sua morte, o ministro Scott Morrison elogiou-os e disse que eles sacrificaram as suas vidas em nome do dever.
“Eles defenderam corajosamente as suas comunidades com um espírito e uma dedicação inigualáveis que os distinguirão para sempre entre nossos mais bravos australianos”, disse ele.
«Seu sacrifício e serviço salvando vidas e salvando propriedades serão lembrados para sempre. Desejo aos feridos o melhor em sua recuperação ”, acrescentou.
Quando o culto terminou no cemitério de Pinegrove, em Minchinbury, eles carregaram o caixão de Keaton no carro fúnebre e passaram por uma grande guarda de honra.
Desde setembro, um total de 18 pessoas morreram como resultado dos incêndios, sete deles apenas em Nova Gales do Sul nesta semana.