Quem quer se aventurar no Marketing Digital deve contratar uma boa hospedagem de site, registrar domínio e gerar conteúdos em canais variados, tais como um blog, site e redes sociais.

No entanto, é preciso dedicar um tempo também para pensar nas estratégias adequadas para uma ferramenta que cada vez mais se mostra eficiente em matéria de divulgação: o Youtube.

Não é de hoje que os vídeos ganham popularidade entre os mais variados perfis de público. Eles são dinâmicos, passam informação com velocidade e ainda possuem o atrativo de unir imagem e som.

Pode digitar qualquer assunto no Google e você facilmente vai se deparar com algum vídeo sobre ele. Tutorial para formatar o seu computador? Está lá. Maneiras práticas e seguras para dar banho em seu cachorrinho? Você também vai encontrar.

Por essa razão que incluir uma estratégia voltada para o Youtube não deve ser desprezada na hora de você obter uma maior presença online.

O Marketing Digital em ação e movimento

Toda a plataforma concebida para criar um blog ou site permite a inserção de vídeos nas postagens. O WordPress e o Joomla! são dois exemplos.

De nada iria adiantar disponibilizarem vários plugins e até contarem com hospedagens destinadas para sites baseados neles. O fato é que qualquer plataforma seria insuficiente se permitisse a publicação apenas de textos e imagens.   

Ao agregarem vídeos, tais plataformas tornam os blogs e sites instrumentos poderosos de engajamento.

Porém, uma alternativa bastante eficiente é criar um canal no Youtube e vinculá-lo ao seu blog ou site.

Repare que a criação de uma estratégia para o Youtube segue basicamente aqueles conceitos básicos, tais como definição do público-alvo e persona, conteúdo relevante e produção de qualidade.

Além deles, é importante também pensar em outras ações tão importantes quanto. Vamos ver quais são?

Crie uma capa para o seu canal

A identidade visual não é relevante apenas para os vídeos, mas também para a “embalagem” deles, que no caso é o seu canal. Contar com uma capa personalizada é importante, pois valoriza a marca e a reforça na mente da sua audiência.

A inserção de uma imagem na capa do seu canal é bem fácil e pode ser feita em pouco tempo.

A adição de links no seu canal

É importante que os vídeos em seu canal contenham uma breve descrição do conteúdo. Isso enriquece a informação e funciona como um estímulo para o público clicar no play.

Nesse caso, aproveite o espaço da descrição para você gerar tráfego para o seu canal. Como assim? Você pode adicionar links, mas é claro, links que seguem a lógica do seu conteúdo e que podem agregar valor para a sua marca.

A vantagem disso é que tais links conduzirão o seu público para outras páginas, porém, sem necessitar sair do Youtube. E se em algumas situações esses links levarem para o seu blog, redes sociais ou site, melhor ainda.

Utilize o e-mail marketing

Personalizado, segmentado e sempre indo direto ao assunto. O envio de e-mails sempre é de grande ajuda para qualquer estratégia. No caso do Youtube, use o e-mail padrão que o Youtube envia para você quando é feita uma postagem.

Utilize esse e-mail para a sua estratégia de e-mail marketing. Mas tenha em mente que é importante ter uma lista com público interessado. Para isso, tenha em seus outros canais (blog, site) formulários para captar esses destinatários.

Não custa nada também, nos próprios vídeos, você lembrar quem está chegando de curtir o canal e se inscrever.

Faça parcerias

A união faz a força, ainda mais em se tratando de projetos na web, em que a interatividade é a palavra de ordem. Portanto, não deixe de colaborar com usuários que possuem um canal de vídeo atuantes no mesmo nicho que o seu.

Por exemplo, se o seu empreendimento faz parte da linha de materiais de cozinha, feche uma parceria com Youtubers famosos que atuam nesse segmento de culinária e alimentação.

Outra coisa que é importante mencionar é a necessidade de movimentar o seu canal do Youtube interagindo sempre que possível diante de algum comentário.

Já que a dinâmica atual do Youtube cada vez mais é a de uma rede social (inclusive com opções de curtir), então é válido aproveitar.

Campanhas pagas e SEO

A utilização de ferramentas pagas como o Google Adwords ou o Facebook Ads é uma alternativa viável para aumentar o seu alcance de audiência.

Além disso, se para os blogs e sites as táticas de SEO são aliadas para todas as horas, no quesito vídeos a situação não é diferente.

Por causa disso, fique atento para usar aquelas palavras-chaves que você sabe que vão fisgar o seu público. Utilize-as se possível na hora de redigir a descrição do vídeo, bem como no título.

A prova de que o SEO é importante são as opções de vídeos que você encontra nas primeiras páginas de resultado do Google.

Conclusão

Os vídeos são hoje uma das maneiras mais eficientes para a divulgação de uma mensagem, seja ela um discurso opinativo ou a venda de um determinado produto ou serviço.

Portanto, para reforçar a sua presença online, não se esconda atrás das câmaras, tenha também um canal de vídeos.