Algumas pessoas não se sentem à-vontade para falarem sobre elas mesmas e até mesmo deixarem outras pessoas entrarem na sua vida, sendo que a sua maioria deve-se a algum trauma no passado, seja por desilusão amorosa ou por outra situação qualquer.
Infelizmente, este receio acaba sempre por prejudicar relações futuras, fazendo com que a pessoa se feche cada vez mais!
Se sentes dificuldade em “baixares a tua guarda” diante de outras pessoas, então toma nota destas 14 dicas simples que certamente irão facilitar imenso a tua vida social:
1. Conta uma história ou memória do teu passado que te faz feliz
Por vezes vezes, a maneira mais fácil (e mais inconsciente) de ficares mais à-vontade é começares a compartilhar algo que faz sentir bem.
2. Fala sobre os teus valores, ou sobre o que sentes fortemente
Ao invés de pensares que tens que compartilhar tudo sobre ti, começa com as tuas paixões e o resto vai sair-te naturalmente.
3. Revela uma pequena coisa de que tenhas medo
Pode ser assustador compartilhar um medo com o teu parceiro ou alguém em quem confias, mas é apenas uma coisa – não te vai matar!
4. Joga um jogo (vulnerável) que te tire a pressão
Uma ideia: Pega em duas folhas de papel – uma para cada um. Juntos, encontrem um conjunto de perguntas para responderem, primeiro sobre ti (sem olhar!) E, do outro lado, sobre o teu parceiro. Quando terminarem de responder, compartilhem as respostas um com o outro num ambiente descontraído e menos interrogativo.
5. Deixa a outra pessoa compartilhar algo e simplesmente ouve
Às vezes, a melhor maneira de baixares a tua guarda é permitires que a outra pessoa deixe a deles cair ao teu lado. Deixa-os falar e simplesmente escuta.
6. Percebe que cada pessoa e relacionamento são diferentes
Só porque uma pessoa do teu passado te magoou não significa que isso aconteça novamente. E só porque um relacionamento falhou não significa que o teu próximo falhará.
7. Desacelera e conecta a tua mente com o teu corpo
Use bons pensamentos para te acalmares fisicamente; ou vice-versa, relaxa intencionalmente os músculos para incentivares a tua mente a seguir.
8. Respira
Deixar alguém entrar é muito desafiador. Não sejas muito difícil contigo mesma.
9. Aceita o facto de que às vezes não entenderás por que te estás a sentir de uma certa maneira, e está tudo bem
Irás ficar nervosa, serás cautelosa. Vais ter sentimentos que fazem sentido com base na mágoa do passado … e vais experimentar emoções que não consegues explicar.
10. Valida os teus próprios sentimentos
Por vezes, não conseguirás isso das pessoas (especialmente da maneira que queres/precisas), e é uma peça vital para abrires o teu coração novamente.
11. Não tentes culpar-te ou a qualquer pessoa do teu passado ou presente
A pessoa do teu presente não é culpado do que te aconteceu no passado. E honestamente, culpar a pessoa do teu passado não te faz nada além de manter no passado.
12. Tenta o teu melhor para comunicares, mesmo por muito difícil que seja
Não falares o que pensas só faz com que acumules angústia dentro da tua alma e faças o teu parceiro sentir-se incapaz de realmente estar lá para ti.
13. Aceita as emoções à medida que elas vêm
Aconteça o que acontecer, entende que os nossos corações são maleáveis, e mesmo se estás a sentir algo que não faz sentido, isso não significa que és indigna ou incapaz.
14. Sê paciente contigo mesma
O que interessa é que estás a tentar. E isso em si é tudo.
Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life
Fonte: Thought Catalog