Ian Ellis é um homem de Boston, EUA, que gosta de observar aves selvagens, tendo por hábito sair caminho fora com os seus binóculos e tentar a sua sorte em terrenos afastados da cidade. No entanto, certo dia, ao passar por um grupo de vacas a pastar, algo de estranho chamou a sua atenção.
Este grupo de cerca de 30 vacas formavam um círculo e olhavam para baixo como se estivessem a observar algo. Ian decidiu pegar nos seus binóculos e tentar perceber o que estariam a ver. Qual não foi o seu espanto quando se apercebeu que se tratava de uma pequena foca. Sim, uma pequena foca num campo enlameado.
Ian correu de imediato para junto do pequeno animal e tirou-o da lama, tentando perceber se a mãe se encontrava por perto, sem sucesso.
Assim que percebeu que a pequena foquinha estava sozinha, desconhecendo até como esta terá ido ali parar, Ian ligou para o santuário de focas “Natureland Seal Sanctuary” que prontamente se disponibilizou para ir buscar o animal.
Estando bastante subnutrida e com problemas de respiração, a pequena Celebration – nome que ganhou no santuário – acabou por ficar no abrigo durante três meses, onde pode recuperar e ter forças suficientes para sobreviver sozinha, tendo sido mais tarde libertada na Natureza.
Felizmente, tudo correu pelo melhor à pequena Celebration, graças ao grupo de vacas. Sem elas, Ian jamais se iria aperceber da presença da foca bebé e muito possivelmente esta acabaria por morrer.