Por muito que digam que “ser mãe é isto…”, “ser pai é aquilo…”, a verdade é que cada pessoa tem a sua forma de educar, que vai depender não só da educação que teve dos seus pais, como da própria sociedade que está em constante mudança.
No entanto, existem certas coisas que, por muitos anos que passem, nunca se devem fazer, como o caso destas 9 coisas que nunca, mas mesmo NUNCA deves dizer a uma filha tua. Caso contrário, poderás mesmo prejudicar o seu desenvolvimento.
1. “Pára de chorar!”
Todas as pessoas têm direito às suas emoções, por isso se dizes à tua filha para parar de chorar, estás a dizer-lhe que ela está a ser fraca. Ao invés disso, tenta descobrir o motivo, conversando com ela, por muito pequeno que seja o assunto.
2. “Não faças isso, vais assustar os rapazes!”
Nunca dês a entender que a opinião dos rapazes é mais importante do que a sua própria, por isso deixa-a fazer o que ela ama, mesmo que seja um desporto ou actividade tipicamente “masculina”.
3. “Estás a fazer isso mal, deixa que eu faço!”
Por muito tentador que possa ser ajudares a tua filha quando ela está com dificuldades a fazer algo ou a demorar mais tempo, é importante para o seu desenvolvimento que ela tente – mesmo que falhe – até conseguir finalmente ser bem-sucedida, ensinando-lhe a ser pró-activa e independente. Acredita que isso vai ser muito importante para o seu futuro.
4. “Engordaste?”
Nenhuma menina, independentemente da idade, deve sentir que está a ser julgada pelo seu peso.
5. “Isso não é para raparigas!”
Nunca desencorajes a tua filha de participar numa atividade que historicamente tenha sido para meninos e não a desencorajes a entrar numa área dominada pelos homens.
6. “És tão preguiçosa!”
Ser chamada de “preguiçosa” não faz com que ela tenha vontade de fazer algo, muito pelo contrário, por isso senta-te com a tua filha e descobre o que que estará a passar!
7. “Estás a ser ridícula!”
Quando descartas os seus sentimentos, estás a dizer-lhe que a maneira como ela se está a sentir não é importante, por isso ouve o que ela está a querer dizer e ajuda-a a ultrapassar os momentos difíceis.
8. “Pára de ser tão carente!”
Ela vai pensar que não pode mais ir ter contigo quando está a sofrer ou a precisar de ajuda e isso poderá também destruir a sua auto-estima e fazê-la questionar as suas emoções.
9. “Por que é que não podes ser como o(a) teu(tua) irmão(irmã)?”
Nunca compares a tua filha com outra pessoa, principalmente com outro(a) filho(a) teu(tua). Todas as meninas devem esforçar-se para serem o melhor de si mesmas. Ela deve sentir-se confortável sendo genuína e única.
Traduzido e adaptado pela equipa de Inspiring Life
Fonte: David Wolfe